textos

diárias de bordo

Pílula Visual: Clássicos

Pílula Visual: Clássicos
05/02/2021

Nelson Leirner (1932 – 2020) é um marco tanto como artista como professor, tendo influenciado as gerações posteriores. Seu trabalho continua reverberando. Manifestação disso é a instalação “Clássicos”, de 2013, do artista visual Flávio Abuhab, montada na Galeria do Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo, SP. Inspirada na obra O Grande Desfile, exposta por Nelson Leirner, em 1984, no MAC - USP, estabelece amplas conversas visuais.

Leirner reunia um agrupamento de imagens escultóricas pertencentes ao imaginário da cultura popular brasileira, como santos, personagens folclóricos e animais. Abuhab reuniu, em uma área de 210 x300 cm, 99 peças em gesso, cada uma com aproximadamente 30 cm, que reproduzem a aparência física de Leirner, com as cores dos Estados de São Paulo (branco, vermelho e preto, onde Leirner nasceu) e Rio de Janeiro (branco e azul, onde Leirner morou), dos times de futebol Corinthians (branco e preto), Flamengo (branco, vermelho e preto) e da Seleção Brasileira (amarelo e azul). Há ainda uma estátua vestida totalmente de preto (um simbólico juiz).

Parte do trabalho final de conclusão de Mestrado do artista na Unesp sob orientação do Prof. Dr. José Spaniol, as imagens são agrupadas em um espaço que remete a um campo de futebol, com jogadores e torcedores, representando visualmente o conceito de que a arte pode e deve ser um jogo, no qual artistas do presente dialogam com os do passado para construir o futuro.

Oscar D’Ambrosio