textos

diárias de bordo

Pílula visual: IT'S RAINING RED PEOPLE (AND I FEEL GOOD)

Pílula visual: IT'S RAINING RED PEOPLE (AND I FEEL GOOD)
02/02/2021

Uma das maravilhas da arte é que ela permite criar projetos em permanente processo de execução e transformação. IT'S RAINING RED PEOPLE (AND I FEEL GOOD), de Maristela Colucci, é um exemplo. A imagem que ilustra este post, realizada em Jericoacoara, CE, e postada pela fotógrafa como um work in progress, desperta diversas conotações poéticas de quem a vê.

Quem são essas pessoas que caem do céu e que fazem a realizadora das imagens se sentir bem? Por que caem? É possível lembrar, por exemplo, de diversos relatos de chuvas de animais. A Bíblia, por exemplo, evoca uma chuva de rãs como uma das dez pragas do Egito (Êxodo 8:5,6).

O episódio retomado pela chuva de sapos que ocorre, em São Francisco, EUA, no final do filme “Magnólia”, de Paul Thomas Anderson, de 1999. Nessa mesma linha, no século I, o escritor e naturalista Plínio, o Velho, havia descrito uma chuva de pedaços de carne, sangue e partes de animais.

A leitura de Maristela Colucci não é de dor, sofrimento ou violência. As pessoas que caem do céu parecem trazer conforto, esperança ou algum outro tipo de sentimento positivo, colocando a questão da “chuva de pessoas vermelhas” como mágica e encantadora. Embora possam inicialmente remeter à violência, trazem, ambiguamente, de algum modo, paz. Oscar D’Ambrosio