Vida na Arte
O título da exposição de Wander Melo, a ser realizada em março de 2021, em Rondonópolis, MT, é a porta de entrada para um universo de reflexões a partir dos dois substantivos ali presentes. A primeira está no próprio significado daquilo que chamamos de “vida”. Geralmente usamos o termo para pensar naquilo que está ao nosso redor, que julgamos conhecer e por onde transitamos.
A segunda reside naquilo que entendemos como “arte”. Seja qual for o estilo, não deve ser considerada algo “real”, mas sim uma representação do mundo. No caso da pintura do artista de Rondonópolis, MT, as imagens que ele cria têm como ponto de partida a pandemia e as suas consequências no cotidiano.
O que torna o trabalho de Wander Melo em arte é justamente tomar a vida e dar-lhe novos significados. Faz isso por meio da maneira como pinta as áreas dos seus trabalhos, cada uma com cores bem definidas, e pela concepção visual plena de dinamismo, em que as linhas arredondadas predominam dentro de um estilo identificável pela destreza e ludismo.
O fascínio se instaura porque o artista consegue tirar de cenas do cotidiano, marcadas pelo uso de máscaras no período da pandemia, visões diferenciadas. O criador visual desenvolve a capacidade de ver a vida e, pela arte, transformá-la em outra coisa, que nos ajuda a olhar para o mundo de formas renovadas. Ao fazer isso, Wander Melo nos indaga e encanta.
Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.