O artista visual Samuel da Silva Junior (@sentimentosemacosamueljr) apresenta, no primeiro vídeo do projeto "Exposição virtual - Arte e meio ambiente", algumas de suas obras. O material pode ser acessado em https://youtu.be/lUU1ehdybXY . Além dos trabalhos do artista, que transforma sucata em aço em obras que trazem uma dimensão filosófica sobre a vida cotidiana, a produção realiza, com muito acerto, as suas locações na Fazenda Ipanema.
Localizada na cidade de Iperó, aproximadamente a 120 km de São Paulo, SP, e a 30 km de Sorocaba, SP, o local é considerado o berço da siderurgia nacional, pois existem registros, que, no século XVI, já ocorriam ali atividades relacionadas ao ramo. No entanto, somente com a chegada da família real ao Brasil, nasceu, dois anos depois, em 1810, a pioneira Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema.
A Fazenda, que fica hoje dentro da Floresta Nacional de Ipanema, criada em 1992, preserva as ruínas de fornos, edifícios, a casa onde a família real se hospedava, uma grande porta comemorativa referente à maioridade de Dom Pedro II e a construção onde foram forjadas armas para a Guerra do Paraguai.
É nesse contexto que as peças de Samuel são mostradas, ressaltando a capacidade do artista de Sorocaba de humanizar o material aparentemente rígido. O fato de lidar com peças já utilizadas colabora muito nesse processo, pois cada uma delas possui uma história – e esse passado se junta aos conceitos vivenciais que o artista coloca em cada um de seus trabalhos.
Oscar D’Ambrosio