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Pílula visual: Óleo sobre zinco

Pílula visual: Óleo sobre zinco
18/01/2021

Todo trabalho artístico constitui uma pessoa. É proveitoso saber como surgiu, tanto no sentido de ter uma dimensão mais completa da técnica utilizada como das motivações que o levaram a ser feito. Existe uma narrativa que, muitas vezes, auxilia a se ter uma visão mais completa e complexa de como uma obra surge.

Na obra de Camargo’s que acompanha este post, a técnica utilizada é tinta a óleo sobre zinco. Tendo em vista a discussão cada vez mais comum e pertinente de como o suporte é importante em trabalhos artísticos, o presente trabalho oferece surpresas, porque o diálogo entre a imagem e o seu processo de fatura se dá no estabelecimento de densas relações.

 A obra surge a partir de uma história peculiar. A folha de zinco em questão era utilizada como parte de uma cerca. Com a construção de um muro, ela foi abandonada e largada no quintal. Anos depois, suja de terra e submetida ao desgaste natural do tempo, foi escolhida pelo criador visual como a base sobre a qual realizaria o seu trabalho.

Nesse contexto, a escolha da imagem sobre o suporte se insere dentro de uma linguagem que recupera o que é excluído. A presença de uma mulher negra e de uma criança, associadas à natureza, sobre um  suporte marginalizado, aponta para a capacidade da arte de ressignificar o mundo:  seja no material, na imagem e no diálogo que entre ambos se estabelece.

Oscar D’Ambrosio