textos

diárias de bordo

Em algum lugar... o Éden

Em algum lugar... o Éden
17/01/2021

O conceito de Éden como um Paraíso Perdido, local em que Adão e Eva desobedeceram Deus para provar do Fruto proibido, ronda a civilização judaico-cristã. Não se trata de concordar com essa tradição ou de divulgá-la, mas de conviver cotidianamente com o conceito de que já houve um local melhor - e que ele foi perdido por falha humana.

O conjunto de trabalhos 'Em algum lugar... o Éden' evoca justamente toda essa tradição, numa vertente que não prega absolutamente nada, mas dá forma plástica a alguns momentos importantes da jornada bíblica, sempre tendo em vista que eles alimentam nosso imaginário enquanto narrativa que traz princípios consolidados de amor e dor.

Sidney se vale dos mais variados materiais, como madeira, alumínio, mica, ferro, bronze, espelho, pó de mármore, entre outros, para construir obras que se bastam isoladamente, mas que também dialogam entre si. A leveza se faz presente na maioria, como um alerta para o fato de a palavra bíblica ser um portal de possibilidades para infinitas leituras.

A proposta do artista mineiro não é o de ilustrar as palavras sagradas. Pelo contrário, num movimento curioso, episódios bíblicos é que parecem se encaixar nas poéticas visuais criadas. Desse modo, ao ver as imagens de Sidney Lacerda, torna-se possível retomar o Éden de cada um de nós, esteja onde estiver e seja como ele for.

Oscar D'Ambrosio é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte.