textos

diárias de bordo

Pílula visual: O polímata

Pílula visual: O polímata
17/01/2021

O que Leonardo da Vinci e Susan Sontag têm em comum? São estudiosos de diferentes áreas do conhecimento. Na obra “O polímata”, lançada em 2020 pela Editora Unesp, o historiador inglês Peter Burke Identifica 500 polímatas ocidentais, debruçando-se sobre seus estudos abrangentes e mostrando como o mundo contemporâneo, em que a aceleração do conhecimento levou a uma especialização cada vez maior, se relaciona com aqueles que se dedicam a múltiplas atividades simultaneamente.

No universo da arte brasileira, Rubens Matiuck é um polímata devido às suas diversas atuações ao longo da carreira como ilustrador, autor de livros infantis, escultor, pintor, ambientalista e profundo conhecedor da fauna e flora brasileira, além de autor de centenas de cadernos de viagens, principalmente pelo interior do Brasil. Esses cadernos, com uma importante tradição no Ocidente, vinculam-se à observação da natureza, das pessoas, do espaço e do próprio caderno, que muitas vezes será a base para livros.

A imagem do ipê que acompanha este post é apenas uma das faces de um polímata que sempre maravilha com a sua inter e multidisciplinaridade. Seu amor pela natureza constitui um profundo mergulho na essência humana com suas infinitas possibilidades, características e desdobramentos.

Oscar D’Ambrosio