A arte parece surgir do diálogo entre dois movimentos que ocorrem na mente de cada criador. Um deles é a conversa que o artista tem com o seu interior, com suas satisfações e insatisfações perante si mesmo. Outro está nos elos do indivíduo com o mundo ao seu redor, com as mais diversas implicações sociais e culturais.
A música “Caindo em si”, do cantor e compositor João Jorge, que integra o disco "Borbolexa", lançado em maio de 2020, apresenta justamente essas duas facetas dialogando. Se a letra mostra todo o processo do indivíduo mergulhando em si mesmo, isso ocorre de diversas formas, incluindo a retomada da individual “linha do bordado” perante uma realidade infinita.
Perante um mundo em que “memórias tolas” e “embrulho de pão” são passageiros, “Caindo em Si” aponta as possibilidades de ser íntegro e inteiro naquilo que se vive intensamente. Quando se percebe a finitude perante a infinitude, encontra-se um caminho para se conectar com si mesmo e com o mundo por meio das pequenas coisas que ajudam a costurar a própria vida.
Acesse a música aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DagEJYn2u_w&list=PLT680FJf9_2VIZtPOqSHP2oPhf1b8_CzO&index=9&t=0s
Oscar D’Ambrosio