Desde março de 2020, em função do isolamento social motivado pela pandemia causada pelo novo coronavírus, a cantora Monica Salmaso tem postado vídeos em suas redes sociais de encontros musicais com instrumentistas ou cantores, cada um em sua casa. O projeto, intitulado “Ô de Casas”, teve um desdobramento com a iniciativa “Ô de casas em panos, fios e pontos “, que consiste em realizar bordados inspirados nas letras das músicas.
A iniciativa, de Debora Pupo, Olga Celestina Durand, Olinda Evangelista e Rita Isabel Vaz, conta ainda com o apoio de Giulia Andreazza e Allan Kenji Seki. A imagem de Marinilda Boulay que acompanha este post foi feito para a música 95 ("Maioria sem nenhum" de Elton M.M. Duarte) do projeto de Mônica Salmaso e das bordadeiras do @bordandoodecasas.
A imagem da artista de Socorro, SP, apresenta a significativa presença de sete (número mágico por excelência, ao somar os quatro elementos da natureza – terra, ar, água e fogo – e os três níveis de vida – subterrâneo, telúrico e divino) corpos, além de um central, no qual está presente a diversidade de cores de todos os outros.
O círculo é rodeado ainda por 18 estrelas , sendo que a soma de seus algarismos (1+8) leva ao 9, associado em diversas tradições com o infinito, pois vem antes do 10, cuja soma (1+0) indica a unidade, ou seja, o início de tudo. O bordado de Marinilda Boulay, portanto,feito para a música, leva a refletir como a humanidade integra um grande colar solar divino dourado que, para brilhar intensamente, com toda a sua potencialidade, necessita que cada um pense e se preocupe genuinamente com o outro, combatendo com paixão todo tipo de desigualdade.
Veja o vídeo da música em https://www.facebook.com/MonicaSalmasoOficial/videos/573623793331584
Mais informações dos projetos em @monicasalmasooficial @_o_de_casas @bordandoodecasas
Oscar D’Ambrosio