textos

diárias de bordo

Pílula Visual: Novena

Pílula Visual: Novena
08/01/2021

No nono dia do ano, por que não pensar no que significa uma novena, ainda mais quando é diferenciada, como a da artista visual Mara Martins apresentada na Galeria Thomas Cohn, em São Paulo, SP, em 1999? Curiosamente, esse ano tem três noves, que, ao serem somados, resultam no número  27, que, por sua vez, ao ter seus números adicionados isoladamente (2+7), também resulta em nove. Coincidência histórica à parte, a obra de Mara Martins reúne nove nonevas de corações com vaginas, totalizando 81 peças, números que somados isoladamente também dão nove (8+1).  

Série de orações e práticas litúrgicas realizadas durante um período de nove dias para obtenção de alguma graça divina, novenas podem ser feitas individualmente ou em grupo e estão associadas a um número de grande significado no catolicismo, por ser resultado do quadrado do número três, número relacionado à Santíssima Trindade. Na Novena, louva-se, portanto,  três vezes tanto o Pai como o Filho e o Espírito Santo.

O trabalho plástico de Mara Martins consiste em esculpir vaginas em corações de cera, que, posteriormente, resultaram em peças em bronze e também em prata, sendo vendidas em conjuntos de nove.

E como o coração e a vagina se relacionam? A imagem do primeiro, enquanto sede dos sentimentos, se cristaliza principalmente a partir da Idade Média, provavelmente com base em Aristóteles, que afirmou que “o sentimento vivia não no cérebro, mas no coração”.

Os gregos também já diziam que o coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário, o que se soma à percepção do fato de o coração disparar em situações de paixão ou de medo.

Nesse contexto, a associação entre o amor do romântico coração e a sexualidade da fálica vagina torna o trabalho de Mara Martins uma revisão das visões preconcebidas da mulher como um ser ligado a um platônico amor sem sexo.

Paralelamente, o uso da cera e a disposição vertical da peça que acompanha este post criam uma associação dela com os ex-votos (abreviação latina de “ex-voto suscepto”, o "o voto realizado"), termos que designa pinturas, estatuetas ou objetos doados às divindades como forma de agradecimento por um pedido atendido.

Em síntese, a novena de corações de Mara Martins nos faz pensar nos elos entre a matriz da vida (o coração) e da sexualidade feminina (a vagina); na relação entre o sagrado (as orações) e o profano (o sexo); e nos vínculos entre os objetos (os ex-votos) que constituem um agradecimento a uma graça recebida (dádiva divina). Assim, temos uma nova tríade que a artista cria para nos fazer pensar.

Oscar D’Ambrosio