Você sabia que o pintor José Roberto Aguilar é professor de Filosofia? A sua disciplina é a alma humana – e é disso que ele trata na exposição “Destinos – O Homem Inventa o Homem”, na Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, SP. Temos ali a oportunidade de mergulhar na alma humana.
Se considerarmos a Filosofia o estudo de questões sobre a existência, o conhecimento, a mente e a linguagem, numa perspectiva em que as perguntas são mais importantes que as respostas, os 69 trabalhos apresentados são um curso completo, inclusive porque o grego Pitágoras, a quem se atribui a criação do termo “Filosofia”, está representado em uma tela.
Nascido em 1941 e com 60 anos de carreira, Aguilar tem como base de sua poética visual a core a maneira como distribui as tintas. Existe uma gramática própria que o leva a mergulhar no campo filosófico do ato da criação e do desafio do existir. Para isso, homenageia filósofos gregos, como os pré-socráticos e o próprio Sócrates.
Mas a jornada se expande por artistas como Van Gogh, Artaud e o Bispo do Rosário, além de protagonistas da Revolução Francesa e mensagens contra o racismo, em prol da natureza e em estado de alerta quanto ao futuro do planeta como um todo. A discussão do artista ocorre na esfera do que aprendemos, se aprendemos e o que fazemos com o que julgamos aprender.
Mas, se como diz o título da exposição, “O Homem Inventa o Homem”, é necessário estimular o autoconhecimento. E o mestre Aguilar faz isso de maneira lúdica, com um conjunto de 35 telas. Cada uma estaria associada a um destino. O público, ao ver a imagem e a explicação correspondente criada pelo artista, desconecta do mundo externo e busca ligar-se a si mesmo.
Há algo mais filosófico que isso? Ao convidar a penetrar nos destinos de cada homem, Aguilar nos leva a conhecer o destino da Humanidade. Assim, cada ser humano inventa constantemente a si mesmo numa infinita roda filosófica e existencial na qual nascemos e morremos a cada instante – e onde as telas do artista nos desafiam e confortam.
Oscar D’Ambrosio