Perante um mundo que enfrenta a pandemia causada pelo novo coronavírus, outros temas essenciais a serem tratados pela sociedade e pela arte correm o risco de ficarem em segundo plano. É o caso do direito a uma moradia decente.
“Houses of the World”, de Sérgio Piancó (@sergiopianco), recupera o tema dentro de um estilo caracterizado pela presença da cor e com uma linguagem contundente. A universalização do assunto se evidencia no uso da palavra “casa” em vários idiomas dentro das ruas que compõem o conjunto.
A presença do globo ao centro circundado pela frase “Todo ser humano tem direito a uma casa, um abrigo, um refúgio, uma vila, uma cidade, um planeta” mostra como a questão parte da moradia individual para a familiar, a social e a humana, pois todos nós habitamos este planeta, que precisa ser cuidado.
O uso de diversas cores em listras para dar vida a cada residência acentua esse conceito de que ter uma casa digna é um passo essencial para construir uma sociedade mais igualitária. Ao colocar a sua manifestação visual em prol dessa discussão, a arte de Sérgio Piancó se engrandece e nos alerta como cada indivíduo, em seu fazer cotidiano, precisa contribuir com ações que nos levem a um cotidiano socialmente mais justo.
Oscar D’Ambrosio