Os caminhos das artes visuais são múltiplos. Herivelton Silva (@herivelton_silva_art), na obra “O Universo das Marias”, mostra isso. Homenageia Maria de Nazaré – e, por meio dela, todas as Marias. A origem do nome estaria ligada, segundo pesquisadores à raiz egípcia “mry”, que significa “amar”, e ao sânscrito Maryáh, “pureza", "virtude" e "virgindade”.
Visualmente, o que encanta o observador e a maneira como a protagonista, concentrada, carinhosa, de olhos fechados, carrega o Menino Jesus. Do lado direito da tela, temos as Três Marias, nome popular dado para as estrelas que formam o cinturão da constelação de Orion, o caçador.
Três Marias é como são conhecidas as três mulheres de nome Maria que teriam ido até o túmulo de Jesus. Acompanhavam a mãe Dele, Maria de Nazaré, e o encontraram vazio. Segundo o evangelista Marcos, elas são Maria de Cleofas, Maria Madalena e Salomé, também conhecida como Maria Salomé, identificada como Maria de Alfeu, mãe de Tiago Menor.
A serenidade, o silêncio, o equilíbrio e a harmonia da obra revelam o carinho de uma mãe pelo filho, um sentimento denso e profundo. Se o silêncio pode falar, esta serena pintura demonstra a capacidade de as imagens instaurarem instantes plenos em que o olhar do observador completa e amplia a atmosfera delicada da obra.
Oscar D’Ambrosio