textos

diárias de bordo

Pílula visual: Aldir Blanc, o mestre-sala da música

Pílula visual: Aldir Blanc, o mestre-sala da música
23/12/2020

Por meio de licitação conduzida pela Prefeitura de Socorro, SP, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (Comupc), mais de 250 profissionais ligados à cultura da cidade tiveram seus projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal.

Nesse contexto em que a cultura respira em meio à pandemia causada pela Covid -19, a artista visual Rosângela Politano presta seu tributo ao letrista, compositor e cronista imortalizado pela Lei. Nascido em 2/9/1946, na cidade do Rio de Janeiro, onde faleceu em 4/5/2020, vitimado pela doença, Aldir Blanc era psiquiatra, mas abandonou a carreira pela música.

Autor de mais de 600 canções, com parceiros como João Bosco, Guinga e Carlos Lyra, tem composições inesquecíveis como “O Mestre-sala dos Mares”, “Dois pra Lá, Dois pra Cá” e "O Bêbado e a Equilibrista" e atuou como cronista em diversos veículos, como O Globo e Jornal do Brasil, tendo seus textos posteriormente reunidos em livros.

A artista coloca em sua imagem Aldir Blanc numa visita imaginária a Socorro, sendo recebido pelos músicos locais, pela cidade enfeitada em homenagem à Padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e pelos ipês amarelos em flor. Vendo a obra, sentimos a cidade em festa, homenageando um dos maiores compositores nacionais.

Oscar D’Ambrosio