textos

diárias de bordo

Pílula visual: Atmosferas de encanto

Pílula visual: Atmosferas de encanto
08/12/2020

A arte é uma manifestação  que se dá em várias dimensões. Uma delas está na capacidade técnica de um criador visual de comunicar sentimentos, valendo-se para isso de sua percepção da realidade, habilidade e sensibilidade. Nesse sentido, o pintor Cândido Oliveira desenvolve uma cuidadosa linguagem.

Pinceladas bem colocadas luz são características de uma pintura que percorre diversos assuntos, em que se destacam os efeitos de luz de cenas românticas de Paris e Veneza ou as paisagens rurais caracterizadas pelo trabalho acurado de alguns detalhes, como a poeira ao focalizar um conjunto de carros de bois ou o fluir da água ao instaurar imagens bucólicas

O encantamento da obra do artista está na maneira como consegue lidar, ao mesmo tempo, com dois desafios: o do conjunto da obra, para criar a atmosfera desejada, e o dos detalhes, revelando como cada parte contribui decisivamente para a formação de um todo harmônico, em que o olhar atento do observador possa encontrar fascínio.

Boa parte do impacto das imagens do artista reside nessa busca permanente de uma renovação de imagens e de cuidado na construção e no acabamento de seu trabalho para a construção de atmosferas cada vez mais encantadoras, que gerem empatia no observador, levando-o a admirar a cena e o talento de quem a realizou pictoricamente.

Oscar D’Ambrosio é graduado em Jornalismo pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP e doutor e pós-doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie.