textos

diárias de bordo

Pílula Visual: Berço das Estrelas

Pílula Visual: Berço das Estrelas
01/12/2020

A pintura com tinta acrílica sobre tela “Berço das Estrelas”, de Marcos A. M. Vidinha, apresenta uma série de elementos simbólicos que fazem pensar sobre como a observação de uma imagem pode ser enriquecedora. A temática do nascimento é desenvolvida de uma maneira que acentua elementos arquetípicos.

Aparece, por exemplo, o verde da natureza. na parte inferior do quadro; o ar cristalizado nas estrelas que se espalham pela obra; o elemento ígneo da fogueira, que aponta para a criação e a disseminação do espaço de uma capa de estrelas, que são, em última análise, bolas de fogo.

Curiosamente, essa estrada de estrelas evoca, na sua forma visual, a célebre Via Láctea, que provém do latim, significando “Caminho do Leite”, já que, miticamente, teria surgido quando Alcides (o futuro herói Héracles, o latino Hércules) teria apertado, ainda bebê, com sua força, desmedida, o seio de Hera, esparramando o leite da deusa pelo universo.

A obra como um todo então traz uma série de elementos simbólicos que estimulam o nosso olhar e a nossa imaginação. Esse é um dos fascínios da arte. Cada criação pode nos levar para uma nova esfera, plena de sentidos e de desafios, de leituras e de releituras a nos fazer múltiplas perguntas e motivar infinitas respostas.  

Conheça mais do artista em http://pintura.ucoz.com.br/photo/

Oscar D’Ambrosio