textos

diárias de bordo

Pílula Visual: Pareidolia

Pílula Visual: Pareidolia
30/11/2020

Para quem estuda artes visuais, pensar o fenômeno psicológico conhecido como “Pareidolia” é muito interessante. A palavra vem do grego “para”, que significa “junto de” ou “ao lado de”, e “eidolon”, que pode ser traduzido por “imagem”, “figura” ou “forma”. Na prática, está relacionado a ver ou ouvir, a partir de um estímulo vago ou aleatório, algo que ganha significado.

Pode ocorrer quando se olha nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos e janelas embaçadas e se identifica alguma forma com pessoas ou objetos reconhecíveis. Na presente imagem de uma cebola, por exemplo, a artista visual Eliane Mezari (@elianemezarivivoart) encontra uma “menina feliz”.

Essa correspondência leva ainda a pensar o que seja felicidade, que pode ser definida como um estado de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico que vai do contentamento à alegria intensa ou júbilo. Ser feliz significa, portanto, atingir um bem-estar espiritual ou paz interior.

Pouco interessa se ele é motivado pela visão de uma imagem no interior de uma cebola ou por uma obra de arte criada pela mente, pelo coração e pela mão humanas. O importante é ser feliz, o que não constitui um desafio fácil, pois demanda harmonia interna, com a sociedade e com o universo.

Oscar D’Ambrosio