A exposição “B de Bananal”, com obras da artista visual Marinilda Boulay e 60 convidados, realizada no Museu Municipal de Socorro, de 22/9 a 14/11 de 2020, traz muitas surpresas esteticamente prazerosas seja na versão presencial ou online (https://totemcultural.org.br/expo/b-de-bananal).
A principal delas está em verificar como um tema pode ser tratado de numerosas maneiras. Isso demanda pesquisa e uma visão que faça diversas abordagens dialogarem entre si em busca de um resultado final que contenha aspectos que vão desde a antropologia, que inclui desde as ferramentas usadas pelos trabalhadores na plantação, até a fruta em si mesma.
A utilização de diversas técnicas enriquece a exposição e mostra como a arte contemporânea se dá justamente na fusão de possibilidades, que vão do bidimensional ao tridimensional com diversas técnicas. As várias formas de fazer são colocadas a serviço de maneiras de pensar o criar como uma maneira do artista dialogar criativamente com si mesmo e com a sociedade.
Os 60 convidados, que aludem à idade da completada pela artista, apontam como cada um entende o tema. E a diversidade realiza então um salto, pois surgem diversas manifestações, caracterizadas pela forma como cada um recebe o tema e o retrabalha de acordo com suas referências e habilidades.
Como trilha sonora, por que não ouvir “Yes, nós temos bananas”? O clássico carnavalesco , da dupla João "Braguinha" de Barro/Alberto Ribeiro, foi gravada pelo cantor Almirante na Odeon, em 4 de novembro de 1937, com lançamento em janeiro de 1938 (https://www.youtube.com/watch?v=Ou_N7ajW96I), e foi feita em resposta a uma música americana chamada "Yes, we have no bananas", de 1923 (https://www.youtube.com/watch?v=yTTrXAE7OPU), com regravações, por exemplo, de Caetano Veloso em 1968 (https://www.youtube.com/watch?v=NM9LY1lFWco).
Pois é, o assunto rende.
Muito foi feito e muito mais poderá ser...
Por que não uma segunda edição com novos convidados?
Oscar D’Ambrosio (@oscardambrosioinsta) é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br