Arte é uma construção de caminhos. A pintura faz isso por meio de uma tela habitada por tinta distribuída por pincéis dentro da construção de um projeto visual por cada criador. A forma de organização do espaço propicia as mais variadas composições, caracterizadas pela maneira pessoal de interpretar o mundo.
As paisagens de Rosangela Marassi lidam justamente com estados de espírito. Sejam casas rurais ou visões do sol no horizonte, revelam um progressivo amadurecimento técnico em busca de soluções visuais que revelam uma carinhosa relação com a natureza, que se integra aos nossos olhos e às nossas emoções.
A maneira de trabalhar visualmente com as árvores merece especial reflexão. Ao mostrar esses seres vivos, o faz com delicadeza e carinho, despertando empatia no observador. É possível assim que cada um de nós se sinta parte de um todo, fascinante e rico em detalhes, que nos convida a prestar atenção nos numerosos detalhes do trabalho.
A horizontalidade das paisagens, a profundidade dos caminhos e a verticalidade das árvores são tratadas com lirismo e mistério. Os ocres da terra, o verde das árvores e o azul dos céus ganham vida com diversidades tonais de acordo com as atmosferas desejadas, mostrando o talento de Rosangela Marassi para nos conduzir a mergulhos interiores.
Oscar D’Ambrosio (@oscardambroisoinsta) é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br