A sensação de aprisionamento não está ligada, como pode-se ter pensado em certo momento, apenas à pandemia. Existe uma questão ainda maior, que é a sensação de estar limitado perante a própria existência por infinitos motivos, sendo que cada indivíduo pode apresentar os seus.
É essencial refletir como a percepção de estar em um mundo opressor sob diversos aspectos é uma questão densa, profunda e muito vinculada a diversos estados da saúde mental. A tela “Resistir para Existir”, pintada com tinta acrílica por Heloize Rosa, traz essas questões dentro de uma vertente existencial e existencialista.
Há, em um primeiro momento, o impacto da imagem do vermelho da flor querendo vir à tona, mas talvez o que mais impressione seja o labirinto de vigas e escombros que aponta para os complexos caminhos da sociedade.
A força necessária para resistir, existir e se colocar no mundo mesmo quando parece não haver indicativos de que isso dará certo pode ser o principal tema da pintura. A obra nos estimula a indagar como é possível manter a motivação e a saúde física e mental em dia mesmo nas situações mais adversas. A arte propicia amplos e ricos caminhos nesse sentido.
Oscar D’Ambrosio