textos

diárias de bordo

Pílula visual: Distanciamento vertical e Arte em tempo de coronavírus (588)

Pílula visual: Distanciamento vertical e Arte em tempo de coronavírus (588)
27/09/2020

A linguagem visual de Claudia Seber encontra a sua expressão em assemblages e esculturas. A obra “Distanciamento vertical”, feita com cimento branco, papelão, sucatas eletrônicas, canudo, cobre, material de maquete, prego e haste flexível de metal, com as dimensões de 16,5 x 16,5 x 16,5 cm, é uma homenagem da artista ao seu pai.

Foi dele que Claudia Seber recebeu os materiais utilizados, construindo, a partir de refugos, a sua interpretação de mundo, marcada pela delicadeza, pelos detalhes e pelo estabelecimento dos elos possíveis entre as pessoas em sua caminhada existencial por aquilo que chamamos de realidade.

Impressiona a capacidade da artista de recombinar elementos na criação de uma estrutura tridimensional autônoma, um universo paralelo que dialoga com o nosso mundo, mas que, ao mesmo tempo, possui uma vida autônoma pela maneira como ressignifica e apresenta elementos que a sociedade descarta, valorizando-os e nos ensinando a perceber que, por mais difícil que tudo possa parecer, existe, como apresenta no seu trabalho, uma segunda chance no horizonte.

 Oscar D’Ambrosio