A questão do preconceito, em qualquer um de seus níveis, já deveria ter sido superada. Mas, infelizmente, não foi – e falar contra ele parece ser a melhor maneira de firmar uma posição. Quanto maiores forem as manifestações de exclusão, venham de onde vierem, proporcional deve ser a reação.
Nesse sentido, a obra digital “Preconceito?? Tô fora!!”, de Evelyn Gonoretzky (@artevely), funciona como um alerta em que imagem e texto caminham em conjunto. Se os gotejamentos apontam para o choro de quem é machucado, as linhas apontam para as barreiras a serem vencidas, sejam elas de etnia, sexo, religião, classe social ou quaisquer outras.
A opressão contra quem é diferente dos outros precisa ser combatida. Não se trata de “aceitar” ou “tolerar” quem não é como você é ou gostaria de ser, mas de “conviver”, no sentido etimológico do verbo, ou seja, de “viver junto” com harmonia e diálogo, pois é da diversidade que surge a força.
Como diz Evelyn Gonoretzky, “Todos Somos Um!!”. Que as imagens e pensamentos que caminham nessa direção se espalhem pelo mundo!
Oscar D’Ambrosio