textos

diárias de bordo

Série Inhotim

Série Inhotim
Série Inhotim
06/09/2020

Considerado o maior museu a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim, além de ser a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, apresenta um Jardim Botânico com mais de 4 mil espécies em cultivo. Localizado em Brumadinho, MG, dentro de uma área de Mata Atlântica, é um paraíso para amantes das artes e da natureza.

A partir de fotos tiradas no local, a artista Karol Canto desenvolveu uma série que privilegia justamente a natureza do local, com todo o seu potencial de deslumbramento. Realizadas com tinta a óleo sobre tela, as obras são um mergulho nas belezas naturais que estão em volta de pavilhões em que a arte viceja.

“Leques azuis”, de 2019, por exemplo, homenageia as palmeiras-leque que estão ao fundo, no lado direito e bem embaixo da tela, e que se parecem com leques de cor prateada azulada. Já “Coquinhos dourados”, de 2020, tem esse nome porque a percepção da artista teve como foco “o cacho de coquinhos bem dourados que se destacavam no alto da palmeira”.  

As obras da artista mostram assim que o papel do criador visual pode ser, a partir daquilo que chamamos realidade, estabelecer representações que, em última análise, sempre são recriações, que não estão além ou aquém do considerado real, mas que o recolocam, com sensibilidade e técnica, perante os sentidos do observador.

 Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus.