textos

diárias de bordo

Floresta Brasileira

Floresta Brasileira
05/09/2020

Em 5 de setembro é celebrado o Dia da Amazônia. A data faz referência à criação da Província da Amazônia nessa data, em 1850, por D. Pedro II. A ocasião suscita a reflexão sob diversos temas, que vão desde o alerta contra a destruição da região até a defesa das comunidades tradicionais ribeirinhas que ocupam áreas próximas aos cursos d’água locais.

A pintura de Ivone Teixeira Carvalho que acompanha este post mostra a importância da vida indígena e a sua integração com o meio ambiente. Com o avanço das plantações de soja e a pecuária descontrolada, ocorre uma exploração desenfreada que afeta a biodiversidade, a biomassa e os moradores da Amazônia.

A presença da borboleta, recorrente no trabalho de Ivone, sinaliza a importância de estarmos sempre em estado de alerta para a preservação daquilo que a existência humana tem de mais importante: a paz de espírito e o diálogo com a natureza. Dessa maneira é possível um amadurecimento individual e uma consciência maior do coletivo.

O quadro cumpre assim uma das funções da arte, que é estimular o diálogo entre quem produz e quem observa. Ao se contemplar a floresta e o índio nela inserido pela artista, pensamos também em tudo aquilo que ronda essa relação e como um trabalho visual pode ajudar a conscientizar a geração presente e as futuras.  

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br