As palavras coronavírus, COVID-19 e pandemia integram há seis meses o nosso cotidiano. As conversas sobre esses assuntos tornaram-se tão cotidianas como era até então dialogar sobre futebol ou política. Para combater a doença, por enquanto sem vacina ou remédio aprovado, a higiene, o isolamento social e a máscara surgiram como alternativas.
É nesse contexto que nasce o Projeto Proteção com Arte, do artista visual Everson Fonseca (@eversonfonsecaartistavisual). Perante a nova realidade instaurada, ele passou a imprimir em máscaras a imagem de um de seus quadros, significativamente chamado “Entre Nós”, originalmente uma pintura com tinta a óleo sobre linho.
A repercussão foi tão positiva, que logo surgiram pedidos para usar outras obras dele em máscaras. Além da competência técnica do artista, o sucesso seguramente se deve às imagens que ele cria. Seus rostos de seres misteriosos e indagadores interagem com este momento ímpar em que vivemos, com novos e incertos paradigmas construídos a cada dia.
Assim como as imagens de Everson Fonseca, a máscara que portamos na pandemia simultaneamente nos esconde e nos revela. Protege e universaliza, mas quem decide usar uma imagem nela revela um modo de ser e de pensar. Escolher uma das criações oriundas da mente e do talento de Everson Fonseca é um passo para que possamos nos individualizar com maestria.
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br