textos

diárias de bordo

A cor do gesto

A cor do gesto
03/09/2020

A cor do gesto

Uma obra de arte é uma espécie de digital do seu criador. Ao se observar atentamente um trabalho, é possível identificar diversos aspectos fundamentais para o processo criativo. O resultado final que se vê é, em última análise, a cristalização de todo um processo do pensar e do fazer.

Fer Cristina (@fer_cristinaoficial) lida com alguns elementos muito importantes, com destaque para o gesto e a cor. Ambos são recursos para expressar seus sentimentos e a sua relação com aquilo que chamamos de realidade. A abstração, nesse sentido, funciona como um caminho de relações emotivas e visuais no qual cada observador se encontra de uma maneira.

É instaurada assim uma espécie de dança criativa. A gestualidade dos traços e movimentos aponta para uma dinâmica de ondas e linhas que nos levam a movimentar internamente nossos neurônios em uma postura ativa e agradável que possibilita um reconhecimento individual e coletivo perante cada tela.

Alia-se ao gesto a questão da cor. A escolha delas e das tonalidades utilizadas aponta justamente para as diferentes temperaturas, climas, ritmos e atmosferas de cada criação. O conjunto como um todo comunica justamente pela capacidade de transmitir aquilo que fomos, somos e podemos ser, na estranha e fascinante capacidade da arte de lidar com o tempo.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br