textos

diárias de bordo

Entremundos

Entremundos
01/09/2020

Entremundos

O projeto Entremundos, de Erick Amarante (@erick.amarante), se dá nos interstícios dos mais diversos elementos da natureza e no espaço interior e exterior de cada ser vivo. Trata-se de uma jornada cujos pontos de partida e de chegada são dentro do indivíduo e passam pela interação e integração dele com a natureza e com a comunidade.

Nesse caminhar, as tradicionais forças do sol e da lua, geralmente entendidas como masculino e feminino, são ultrapassadas. Existe um andar por veredas em que cada ser humano se torna, ao mesmo tempo o deus que emite a mensagem, a mensagem em si mesma e quem a recebe. Passa-se a ser todos e tudo porque se está sendo e vendo sol e lua simultaneamente.

Nessa concepção, o nascer do sol e da lua são possibilidades de integração com a natureza. A intensa beleza desses momentos propicia um entendimento maior de quem somos e de qual é o nosso papel conosco e com o mundo. Assim, a jornada existencial adquire uma sensível e sensitiva jornada épica.

Estar Entremundos significa não pertencer a nenhum deles completamente, participando de um épico existir que abre portas para a percepção das artes visuais, do olfato, da culinária, da música, do tato e da mente, pois o que sol e lua nos ensinam é que existe um grande e misterioso universo a ser desvendado. Somente a humildade nos permite penetrar nele.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br