Dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, já que nessa data, em 1949, foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas, posteriormente Federação Brasileira de Nutricionistas e hoje ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. O objetivo era melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição.
A fotografia do artista plástico João Generoso que acompanha este post alerta como um prato pode ser composto de maneira plástica e pode evocar lembranças do passado. Quantas vezes práticas alimentares não são associadas ao nossos avós e avôs, por exemplo, ou mesmo aos pais ou a algum familiar célebre pelos quitutes?
Nesse sentido, o nutricionista tem uma grande relação com o setor de saúde pública, pois cabe a ele, assim como a profissionais de outras áreas do conhecimento, estudar e avaliar fatores da cultura de uma região e suas interferências político-sociais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a saúde da população graças a uma boa alimentação.
A tarefa não é fácil e está repleta de desafios. Área interdisciplinar, a Nutrição requer conhecimentos das ciências biológicas, das exatas e das humanas. De certo modo, somos aquilo que comemos e, se conseguirmos nos alimentar melhor, poderemos certamente ser pessoas melhores e construir um mundo melhor – e essa deve ser sempre a nossa motivação.
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br