textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (580)

Arte em tempo de coronavírus (580)
26/08/2020

A atual pandemia está dividindo a sociedade em dois grupos. De um lado, temos aqueles que ainda conseguem permanecer em casa, isolados, temendo a contaminação pelo novo coronavírus. De outro, a maioria da população que, por necessidade ou por convicção, está retomando as suas atividades rumo a uma nova normalidade.

Essa reflexão vem à tona pela pintura a óleo sobre painel “Confinamento”, de Lucas De Pontes. Estão ali esses dois movimentos da atualidade. E a separação entre eles se dá muito pela presença das tonalidades. A imagem onipresente nos últimos meses do microrganismo, do lado direito, comanda um universo de escuridão amedrontadora e trevas existenciais.

Do lado esquerdo, dentro de uma paleta com a qual o artista costuma trabalhar, é possível observar elementos que mostram justamente a continuidade da vida, com comemorações sociais, como aniversários, e do trabalho, nas mais variadas áreas. A grande questão é que a retomada vem ocorrendo.

A forma como Lucas de Pontes trata visualmente o tema evoca a realização de uma série de obras. As relações são muito complexas, e “Confinamento” aponta para isso. O assunto merece desenvolvimento, porque vivemos um momento único e transformador que apenas conseguiremos compreender melhor com distanciamento histórico.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br