textos

diárias de bordo

Ilustrações que merecem um mural

Ilustrações que merecem um mural
30/08/2020

O projeto “Dias de Reclusão” tem uma de suas vertentes na Coletânea Artística que reúne obras de criadores visuais de todo o planeta. O e-book tem a capa, contracapa e ilustrações internas de Marcos Andruchak, artista brasileiro nascido no Estado do Paraná e radicado no Rio Grande do Norte que conquistou, ao longo de sua trajetória, destaque como muralista.

Professor universitário e criador de múltiplas facetas, ele se caracteriza se pelo uso das linhas e geometrias para conceber diversas interpretações visuais de muitos temas. No presente caso, temos o mundo coberto por uma máscara enfrentando a pandemia e ainda vinhetas internas sobre fotografia, arte realizada por criadores profissionais, artesanato e arte feita por crianças.

O grande mistério desse tipo de trabalho está em vencer o desafio de conseguir, com poucos elementos, trazer à tona ricas e complexas ideias. Esse poder de síntese é uma das características do artista, que consegue dar a cada elemento uma função que se articula ao todo, de modo que a comunicação e a empatia ocorre com o observador.

As seis ilustrações que constam do livro formam um conjunto que poderia ser ampliado em um grande mural em homenagem aos mais de 100 mil mortos pelo novo coronavírus. Uma tragédia dessas proporções merece uma obra que os homenageie e imortalize com bom gosto, sensibilidade e talento, qualidades que Marcos Andruchak vêm apresentando em sua carreira.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br