textos

diárias de bordo

O Reino dos Elementais

O Reino dos Elementais
30/08/2020

Wladmir Amoroso traz, em sua pintura com tinta a óleo sobre tela “O Reino dos Elementais”, diversos personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê e a Mula sem Cabeça, mas o mais interessante, do ponto de vista do tema, é justamente o conceito dos Elementais, que são espíritos que existiriam na natureza.

Esses Elementais e manifestam de diversas formas, como personagens fictícios, míticos e folclóricos que representam seres da natureza, sendo capazes de controlar os quatro elementos. Tradicionalmente, os Silfos são os Elementais do Ar; as Salamandras, do Fogo; as Ondinas, da Água; e os Gnomos, da Terra.

Na imagem de Amoroso, seres surgem por todos os lados, numa integração mágica que permite a sua visualização. Surgem assim forças de todos os elementos em uma cena harmônica, em que o equilíbrio existencial predomina, ocorrendo uma integração divina que insistimos em não ver.

A imagem criada nos faz enxergar o nosso redor com mais atenção, como se os seres mágicos pudessem aparecer a qualquer momento. De fato, talvez estejam ao nosso redor o tempo todo, e nós perdemos a capacidade de olhar para eles e sentir a importância de sua força para que possamos viver em um mundo melhor.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br