textos

diárias de bordo

Pense como uma Montanha

Pense como uma Montanha
29/08/2020

O artista plástico José Benedito Ferreira, o Zé, ao pensar nos sonhos que nos motivam a continuar a nossa existência, lembra as palavras “Pense como uma Montanha", de Arne Naess (1912-2009), filósofo e ecologista norueguês conhecido pelo desenvolvimento do conceito de "ecologia profunda".

As ideias de Naess motivam uma reflexão sobre nossos atos e atitudes em relação às próximas gerações no que diz respeito ao meio ambiente. Essa perspectiva de longo prazo, para o pensador e ativista, é essencial que cada um se veja como parte da biosfera, preservando e construindo um mundo melhor para a toda a coletividade.

Essa atitude levaria a ter um senso e uma consciência de responsabilidade perante todos os outros seres vivos. Muito antes da atual pandemia, ele alertava para a vivência de um novo tempo da humanidade em que, por exemplo, repensar o que é descartado e como isso ocorre torna-se essencial como postura existencial.

Naess diz que "O pensamento pelo futuro tem que ser leal pela natureza". José Benedito Ferreira, manifesta isso duplamente, tanto em obras como a Medalha com Pássaro da Paz que acompanha este post, que surgem a partir daquilo que é descartado pela sociedade, como lecionando, na área da Filosofia, a importância da arte de preservar.

 Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br