textos

diárias de bordo

Energia da Vida

Energia da Vida
28/08/2020

Por meio da criação artística, Fernando Naviskas encontra a sua conexão com o mundo. Desse modo, seu trabalho visual é muito marcado pelo gesto, pela impetuosidade e pela energia do fazer, o que o leva a adotar a tinta acrílica, de secagem mais rápida, como o material mais apropriado para suas reflexões visuais sobre a existência.

Cada quadro do artista, nesse sentido, reúne algumas características peculiares, entre elas a importância do gesto expressivo que se faz presente em diversas composições, que podem variar o assunto, mas mantém o estilo. Existe uma vivacidade no ato de pintar que está além do assunto desenvolvido em cada trabalho.

A pintura de Fernando Naviskas tem na intensidade e na vibração a sua principal característica. A cena pode ser a movimentação de uma metrópole ou a calma de uma região rural. O mais importante está na maneira como cada obra é pintada e concebida. Trata-se de um movimento que vem de dentro para fora do criador na busca pela expressão de emoções.

A vida flui nos quadros do artista em um jogo sinfônico de cores e tonalidades que se complementam de modo a não oferecer um resultado agressivo, mas sim vigoroso. A conexão da existência individual com a coletiva se dá pelo próprio ato de pintar, que é resultado do profícuo diálogo entre o progressivo amadurecimento técnico e o visceral potencial criativo.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br