textos

diárias de bordo

O Sonho da Tolerância Religiosa

O Sonho da Tolerância Religiosa
24/08/2020

O Sonho da Tolerância Religiosa

No Brasil, ofensas, abusos e atos violentos contra praticantes de religiões de matrizes africanas vêm se multiplicando, sendo manifestações de intolerância religiosa incompatíveis com um país que se entende como republicano, democrático e laico, ou seja, no qual existe uma separação entre Igreja e Estado.

Silvia Maia, de Embu das Artes, SP, em seu trabalho visual “O Sonho da Tolerância Religiosa”, mostra justamente a riqueza de uma cultura com ampla diversidade de deidades e com uma profunda ligação com seus ancestrais e com as forças telúricas da natureza, preservando elos profundos entre o que se vive no cotidiano e como se vive a religiosidade.

A intolerância religiosa em relação às manifestações de matriz africana está ligada ao racismo e à discriminação que remontam à escravidão colonial e encontram a sua expressão contemporânea em alas radicais neopentecostais que trabalham ideologicamente mitos e preconceitos para agir conta umbandistas e candomblecistas.

A intolerância se manifesta em agressões verbais ("macumbeiro” e “filho do demônio", por exemplo) e físicas, pichações, postagens na internet e redes sociais, invasões e incêndios de terreiros, e furtos e quebras de símbolos sagrados. Que a harmonia e a beleza da tela de Silvia Maia seja uma inspiração para que a intolerância de qualquer espécie cesse.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br