textos

diárias de bordo

Um olhar para o mundo

Um olhar para o mundo
17/08/2020

A observação do detalhe é um dos muitos recursos de que o artista plástico dispõe. Ao se lançar um olhar sobre aquilo que parece ser muito pequeno, é possível descobrir grandiosidades insuspeitadas. Surge uma estética do belo renovada, pois concentrar-se naquilo que é diminuto leva a uma reflexão sobre o que pode ser grandioso.

É com a técnica da aquarela que Bia Maurício (@bia.mauricio) realiza a sua pesquisa visual. Ao parar para observar um olho de lagartixa, por exemplo, permite a entrada em um novo mundo, caracterizado pelo domínio da técnica e pela exploração da sensibilidade. Buscar na natureza cores, padrões e texturas significa mergulhar em um encantamento.

O caminho visual desse tipo de escolha conduz a um aprimoramento constante em que o desafio maior está justamente em adensar a capacidade do olhar. Trata-se de um desenvolvimento de uma inteligência perante o mundo baseada na maneira de conceber cada detalhe como um amplo campo de indagações e realizações.

Focar naquilo que fascina por ser pequeno traz, em seu bojo, duas questões correlatas e igualmente importantes. A primeira é o desenvolvimento de uma técnica progressivamente aprimorada para atingir o efeito desejado; a segunda reside na condução do próprio olhar no sentido de uma maior atenção para o mundo e para os detalhes que nos cercam.

Mais informações sobre a artista na Revista DIGITAL ARTRILHA. Download gratuito em: https://ednacarlastradioto.com/2020/08/13/revista-artrilha/

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br