textos

diárias de bordo

Lixo: maneiras de conscientização

Lixo: maneiras de conscientização
Lixo: maneiras de conscientização
14/08/2020

O Dia de Combate à Poluição é celebrado em 14 de agosto, porque, nesse dia, em 1975, tivemos a publicação do Decreto Lei nº 1.413, que dispõe sobre o controle da poluição do meio ambiente provocada por atividades industriais. O tema poluição, porém, é bem mais abrangente, envolvendo facetas atmosféricas, hídricas, do solo, sonoras e visuais.

Rosângela Politano, de Socorro, SP, traz imagens de lixo urbano em obras que dialogam entre si. Uma primeira questão bem interessante é verificar como a própria natureza dos descartes está mudando, pois o chamado “lixo eletrônico” vem ganhando espaço, com monitores, telefones celulares ou outros equipamentos defasados.

Perante este cenário de grande produção de lixo pela humanidade, duas situações são colocadas. Na primeira, em que o lixo surge espalhado não só dentro da caçamba, mas também ao redor, temos a placa indicando a lei municipal que trata do assunto. Parece que poucos prestam atenção.

Já no segundo caso, em que existe na caçamba uma mensagem mais assertiva, para usar um eufemismo, (por que não dizer ameaçadora?) não só o lixo está no local adequado, como ainda há espaço para um casal se sentar e aproveitar as belezas da natureza. Cenários distintos e as cores das aves acompanham o mesmo raciocínio de dois tipos de convencimento.

O grande ensinamento dos trabalhos está nessa reflexão de como pode ser a melhor maneira de conscientização. Acima de tudo, a ideia de que a reciclagem é essencial para manter este mundo e construir um novo melhor é que precisa se enfatizada. E sempre será melhor fazer isso pelo amor à natureza e ao próximo do que pelo medo de qualquer tipo de punição.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br