O Dia de Combate à Poluição é celebrado em 14 de agosto, porque, nesse dia, em 1975, tivemos a publicação do Decreto Lei nº 1.413, que dispõe sobre o controle da poluição do meio ambiente provocada por atividades industriais. O tema poluição, porém, é bem mais abrangente, envolvendo facetas atmosféricas, hídricas, do solo, sonoras e visuais.
A obra “Natureza Morta em Cores Vivas”, do artista visual Milton Takada, traz uma reflexão sobre o tema que começa no próprio título, pois existem várias ironias que ganham força à medida em que se mergulha no trabalho atentamente. É interessante observar como esse diálogo entre texto e imagem enriquece a interpretação.
Tudo começa com o próprio conceito de Natureza Morta, que se trata de um gênero de pintura que, acima de tudo, desenvolve o apuro técnico pela representação de composições de objetos inanimados, como frutas, louças, instrumentos musicais, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal e porcelanas e outros, com suas texturas e luminosidades.
A natureza, porém, a que a obra de Milton Takada se refere é outra. Estaria marcada pelo espírito da vida, mas, devido a inconsequência humana, resulta em imagens de dor, pois cada parte do ambiente que morre é um pedaço de nós mesmos que desaparece – e essa falta de consciência coletiva só piora a situação.
Além disso, a morte ou a falta de vida geralmente é associada a cores frias e tonalidades rebaixadas. Milton Takada nos oferece outra visão. Seu trabalho visual traz esse exercício do contraditório que fascina. É com intensidade cromática que nos alerta que poderíamos viver em um mundo melhor se houvesse uma política humanista nessa direção.
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br