textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (565)

Arte em tempo de coronavírus (565)
13/08/2020

Por que a pintora mexicana Frida Kahlo desperta uma fascinação tão grande? As razões individuais de cada um, claro, são as mais importantes, mas existe um mito em torno da artista que excede a arte e nos leva para a vida dela, em seus mais diversos aspectos, que envolvem uma personalidade forte e complexa, com múltiplas possibilidades de análise.

Acima de tudo, porém, evidencia-se na artista a maneira visceral como se relacionou com o mundo, seja pelo acidente que sofreu ainda jovem que marcou toda a sua existência, pelos amores intensos, pela valorização da mulher em uma sociedade machista, pelo entendimento da importância da cultura popular e por ter a arte como um elo essencial com o mundo.

A arte digital “Frida em tempos de Pandemia”, de Ssara Dinizz, de Montes Claros - MG, coloca esse ícone com máscara, com olhar triste, mas em meio a cores e tonalidades mais quentes. O calor vivencial da artista mexicana se faz presente dentro de uma técnica contemporânea, que permite infinitas possibilidades de realização.

Cada vez que vemos uma imagem feita a partir de Frida Kahlo, ela, enquanto criadora, se multiplica. Como esquecer suas pinturas ou frases, como “Para que preciso de pés quando tenho asas para voar”? A imagem de Ssara Dinizz reforças essas ideias e acrescenta uma pergunta: “Qual seria a reação de Frida Kahlo perante a pandemia?”.

Esta obra faz parte da Coletânea do Projeto Dias de Reclusão.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br