textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (564)

Arte em tempo de coronavírus (564)
13/08/2020

A pandemia não trouxe, entre as suas consequências, o fim da beleza. Mesmo após o Brasil ter superado a marca dos cem mil mortos, é essencial manter a cabeça erguida e o espírito atento para encontrar os momentos e imagens que podem nos trazer felicidade. Isso não significa eliminar o espirito crítico, mas manter a saúde mental em ordem.

Um trabalho como “Floral”, pintura sobre impressão realizada por Renato Sette, de Ilhabela, SP, alerta justamente para a necessidade de não se perder de vista a ideia de valorização do belo. Por mais relativo que esse conceito seja, está associado a sensibilidades e ao desenvolvimento de uma inteligência do olhar sobre tudo aquilo que nos cerca.

A construção de imagens, como a de Renato Sette, segue padrões de composição e de uso de cores e tonalidades em busca de algum objetivo estético. No presente caso, temos a presença da máscara, índice e proteção contra o novo coronavírus, mas também a representação de uma elaborada tatuagem, assim como o colar e o adorno na cabeça.

A moça representada se integra com a natureza. Tem-se a impressão que ela emana justamente de um todo preexistente. Ao transmitir essa harmonia, o trabalho alerta como, mesmo com a presença da máscara, essencial para a preservação da saúde individual e coletiva, o desejo de se fazer e de observar o belo permanece.

Esta obra faz parte da Coletânea do Projeto Dias de Reclusão.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br