textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (563)

Arte em tempo de coronavírus (563)
13/08/2020

Com o novo coronavírus, a COVID-19 e a pandemia, o mundo passa por um momento muito difícil. A questão não é apenas de saúde pública, o que já seria de imensa gravidade, mas envolve aspectos sociais e econômicos que talvez não tenham sido devidamente dimensionados no começo de todo esse processo.

A obra “Preocupação do Criador com a Humanidade”, de Pedro Amadeu, de São Paulo, SP, realizada com resina sobre MDF, traz uma representação visual com diversos elementos que proporcionam uma reflexão sobre o atual momento em que vivemos, caracterizado por numerosas incertezas em relação ao futuro.

Afinal, o planeta, em sua forma circular, geometria considerada perfeita na maioria das culturas, enfrenta problemas de diversas ordens. Além dos mortos e enfermos com sequelas ainda não totalmente conhecidas, a Humanidade tem que lidar com a poluição atmosférica, ausência de saneamento básico, agrotóxicos e dificuldades de convivência entre semelhantes.

Se há um pranto perante o nosso caminho, ele envolve o Criador, mas também cada um de nós. A obra de Pedro Amadeu pode ser assim considerada um estímulo individual para reler o que estamos fazendo no sentido de construir uma sociedade melhor não necessariamente com ações grandiosas, mas com uma prática cotidiana mais consciente e solidária.

Esta obra faz parte da Coletânea do Projeto Dias de Reclusão.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br