textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (560)

Arte em tempo de coronavírus (560)
13/08/2020

Até o desenvolvimento de uma vacina ou de um medicamento que possa propiciar a cura com o devido reconhecimento científico, a pandemia causada pelo novo coronavírus vai alterando o cotidiano de todos, tanto nas ações cotidianas, que envolvem cuidadosos rituais de higienização, como a vida coletiva, limitada por medidas de isolamento social.

Nesse sentido, a artista visual Albina Santos mostra como poderá ser a tradicional Festa de São João em um futuro não tão distante assim em que as pessoas necessitarão, talvez, utilizar máscaras como forma de proteção. O mais interessante é que a pintura consegue manter a atmosfera da comemoração tradicional, em que a alegria, claro, é fundamental.

A fogueira, a igreja, as cores e as bandeirinhas típicas estão presentes. Uma das principais características da artista é justamente a habilidade em lidar com as cores, de modo a criar uma dinâmica que envolve quem vê a imagem. Acima de tudo, o observador se sente participante de todos os aspectos de uma festa junina em que a música e a dança são obrigatórias.

A imagem como um todo nos faz pensar justamente no futuro. Será que as Festas de São João de 2021 serão ainda marcadas pelo medo da disseminação da COVID-19? Ou até lá a sociedade poderá reencontrar seus caminhos para poder se aglomerar livremente para aproveitar festas que, em última instância, são atos de celebração da vida?

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br