textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (541)

Arte em tempo de coronavírus (541)
Arte em tempo de coronavírus (541)
08/08/2020

Artista plástica que trabalha com assemblages e esculturas, Claudia Seber (@claudiaseber), na obra “Enquadrados”, feita em casa com vidro, metal, sucatas, canudo e material de maquete, nas dimensões de 21 x 9 x 8 cm, traz uma reflexão que se aplica ao momento da pandemia que atravessamos.

A partir de suas vivências internas e externas, a artista lida justamente com a ideia de restrição, limite e confinamento, mas, ao mesmo tempo, consegue mostrar a capacidade de criar como maneira de libertação permanente e de se relacionar prazerosa e criticamente com o mundo.

A obra estimula cada observador a ter uma percepção distinta, já que pensa o espaço como uma realidade da qual não é possível fugir internamente e que restringe a mobilidade e a imaginação. Cabe à mente destruir qualquer barreira, visual ou imaginária. Nesse sentido, Claudia Seber traz diversos ensinamentos.

O principal está na capacidade de tomar materiais já utilizados ou com outras funções, dando-lhes uma segunda vida ou uma ressignificação. Trata-se de um processo dinâmico e infinito em que tudo aquilo que existe pode ganhar novos sentidos. Portanto, se, por qualquer motivo, pré, durante ou pós pandemia, nos sentimos “enquadrados”, a arte de criar nos liberta.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br