textos

diárias de bordo

Semana da Cultura Nordestina (30)

Semana da Cultura Nordestina (30)
06/08/2020

Se Regina Puccinelli nos leva para o mundo da harmonia das festas populares nordestinas, Ruy Relbquy foca sua atenção na figura do compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga.

Intitulado “Mural do Luiz Gonzaga”, a obra, pintada com tinta a óleo sobre tela, traz em primeiro plano a imagem do artista pernambucano. As imagens ao fundo que compõem a obra são representações de algumas de suas canções, como “Estrada de Canindé’, “Xote das meninas” e “Asa Branca”.

Essas três melodias são representações da vida nordestina. A primeira traz uma visão da paisagem da região, que pode ser percorrida a burrico ou a pé; a segunda trata do amor, motivador de nossas principais ações e reações na vida; e a terceira trata da seca, uma das principais dificuldades enfrentadas pela população regional.

Dessa maneira, fundindo a imagem do mítico artista com algumas de suas imortais criações, Ruy Relbquy homenageia todo o povo nordestino, seja em suas caminhadas existenciais, em suas buscas por afetos e em sua força e bravura para enfrentar dificuldades.

Oscar D’Ambrosio