
Com a atual pandemia, a posição da mulher passou por uma série de transformações. Com o isolamento social, além das múltiplas tarefas que socialmente lhe são atribuídas em uma sociedade machista, passou a acumular novas tarefas, como cuidar em tempo integral dos filhos, com escolas e creches fechadas, e muitas vezes também dos idosos da família.
A imagem intitulada “Três Vidas”, de Patrícia Carvalho Mendonça, de Poços de Caldas, MG, leva a pensar nessa situação de uma maneira lírica. O rosto de determinação da mulher revela claramente a necessidade e o vigor necessário para seguir em frente por maiores que sejam as dificuldades.
Às costas, ela leva muito mais do que uma cesta onde podem estar seus filhos ou alimentos. É o próprio coração dela e dos que nela confiam que estão sendo carregados. O movimento é o de seguir em frente, com toda força, pois caminhar com a cabeça erguida torna-se essencial para não sucumbir aos pesos que a existência muitas vezes impõe.
A obra traz a importante mensagem de continuar caminhando por mais difícil que isso possa parecer. A consciência de que se pode construir, pelas experiências passadas e presentes, o amanhã em cada passo torna a imagem de Patrícia Carvalho Mendonça uma poderosa mensagem de autodeterminação da mulher e do ser humano a enfrentar os tempos presentes.
Esta obra faz parte da Coletânea do Projeto Dias de Reclusão.
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br