textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (508)

Arte em tempo de coronavírus (508)
25/07/2020

Trabalhar com letras é um dos maiores desafios para designer e artistas visuais. O potencial é imenso e a quantidade de possibilidades absurdamente infinita. O limite está na capacidade de cada um lidar com as múltiplas variáveis existentes para poder obter os efeitos visuais e interpretativos desejados.

A obra “Tudo vai passar”, feita com giz, por Mauro Taschetto, de Jundiaí, SP, mostra uma profunda interação entre o título e o material escolhido. Se o conceito é que o efêmero predomina, nada melhor que lidar de modo criativo com algo que pode ser facilmente apagado e removido.

Três elementos são trabalhados na parte superior. Na palavra “Confinamento”, o “C” ganha protagonismo, sendo a metáfora visual utilizada para indicar a ideia de pessoas fechadas em ambientes ou mesmo em si mesmas.  Para mostrar o “Distanciamento”, as letras estão afastadas entre si.

A palavra “Isolamento” surge sozinha, soberana, indicando uma postura existencial para cuidar de si e dos outros. Permanecer em quarentena, afinal, tornou-se a melhor maneira de reduzir os males da COVID-19. A obra de Mauro Taschetto alerta que tudo vai passar, principalmente quando tivermos vacina. Enquanto isso, devemos manter todos os cuidados.   

Esta obra faz parte da Coletânea do Projeto Dias de Reclusão.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br