textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (376)

Arte em tempo de coronavírus (376)
23/06/2020

“Respeite a natureza não só em tempos de COVID”, obra realizada com técnica mista por Stevenson Moschini (Stephanus), de São Paulo, SP, apresenta numerosas questões de estilísticas de interesse para quem é do mundo das artes, mas, acima de tudo, traz à tona uma leitura da realidade interdisciplinar, como costumam fazer os trabalhos instigantes.

Em linhas gerais, a discussão que vem à tona é justamente que o confinamento a que a sociedade mundial foi submetida como forma de combater o novo coronavírus levou a uma interiorização de parte das pessoas. Esse mergulho em si mesmo, motivado pela impossibilidade de frequentar ambientes externos, resultou em outra forma de ver a natureza.

A valorização dos espaços amplos, harmoniosos e equilibrados passou a povoar discursos e imagens. Na presente pintura, o artista consegue transmitir essa ideia por meio do uso de azuis, amarelos e vermelhos, em uma atmosfera de seres fantásticos, criados com o traço característico do artista, além de inscrições.

A inserção dos textos “Respeite a natureza” e “Fique em casa” funciona como um complemento para as duas mensagens principais de uma obra – e nos faz pensar sobre o futuro. Com a sua arte, Stephanus alerta que o mundo melhor que todos sonham apenas será possível com saúde e com respeito ao meio ambiente que abriga a todos.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br