textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (374)

Arte em tempo de coronavírus (374)
22/06/2020

Arte em tempo de coronavírus (374)

O que o ser humano precisa para ser feliz? Seguramente este momento de pandemia levou muito de nós a refletir sobre o assunto. O isolamento social conduziu a um processo de mergulho no nosso interior. Nele, a busca por respostas sobre as questões mais básicas de cada ser humano veio com muita força.

Talvez um dos princípios essenciais seja justamente o de perceber que a sociabilidade harmoniosa entre as pessoas, a alimentação e a moradia passaram a ser valorizados de uma maneira como poucas vezes havia ocorrido na história da humanidade. O ataque ao coletivo realizado por um ser invisível pode ter gerado a retomada desses valores essenciais.

Ao mostrar uma festa no campo em que uma comunidade comemora o afastamento do novo coronavírus, o quadro “Celebrando la Ida de la Pandemia COVID-19”, realizado com tinta a óleo sobre tela, de Pedro Blanco Aroche (Pelly), de San Cristóbal, Cuba, trabalha com todos esses elementos. Os instrumentos musicais e outras atividades lúdicas compõem um todo em que a vivência em grupo é essencial.

A utilização das tonalidades de verde, amarelo, vermelho e azul, estabelece uma atmosfera visual equilibrada e lírica. É enfatizada a ideia de que o retorno a uma vida igual àquela anterior à pandemia só será possível com a descoberta de uma vacina, quando estar junto aos a outros, como mostra a obra de Pelly, era visto como prazer, não como ameaça.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br