
Lídia Leite, de Olinda, PE, em “Cenas da COVID-19 II”, pintada com tinta acrílica sobre tela, apresenta um trabalho que pode ser dividido em duas partes, ambas com riqueza de informações visuais sobre o momento que o mundo – e, especificamente, o Brasil – atravessa em sua luta contra o novo coronavírus.
Na parte superior, temos um prédio de paredes amarelas com as pessoas olhando pela janela, usando máscaras, equipamentos de segurança que se tornaram ícones na proteção de cada indivíduo de si mesmo e das outras pessoas. Inicialmente recomendadas apenas para os profissionais de saúde, foram depois indicadas para o uso de toda a população.
Na parte inferior, há uma pessoa, também de máscara, passeando com seu cachorro por uma espécie de alameda florida, em uma atmosfera mais densa e cinzenta. Esse cuidado com os animais de estimação foi bastante debatida, no sentido de como deveria ser a saída dos amados bichinhos de casa e sob quais padrões de segurança para seus donos.
Merece destaque a capacidade de observação de Lídia Leite. Ela foca as questões do cotidiano e foca a necessidade de pensar o mundo ao seu redor na pandemia. Outro ponto importante é a habilidade de ela lidar com as cores para atrair a atenção do observador. No conjunto, a obra aponta que conhecer o presente para planejar o futuro são os caminhos a trilhar.
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br