textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (328)

Arte em tempo de coronavírus (328)
13/06/2020

A grave pandemia causada pelo novo coronavírus acabou, infelizmente, deixando em segundo plano outras questões de grande gravidade para o país, principalmente na esfera social. Os números assustadores de enfermos e de mortos ofuscam aspectos de grande seriedade e de profundas dimensões sociais.

Maike Moreira, de Rondonópolis, MT, com sua “Pietá”, realizada com tinta a óleo sobre papel cartão, alerta para as sucessivas mortes de crianças e jovens que ocorrem – não só no período da COVID-19 – em ações envolvendo a polícia. Aspectos variados da sociedade brasileira, como o preconceito racial e a desigualdade social são essenciais nesse debate.

 

O artista recria a Piedade, um tema clássico na arte mundial, o de Jesus morto nos braços de Maria. A principal referência é a Pietà, de Michelangelo, escultura na Basílica de São Pedro, no Vaticano, que, curiosamente, desde 1972, após receber 12 marteladas de um geólogo húngaro com distúrbios metais que dizia ser Jesus Cristo, está protegida por um vidro à prova de balas.

A Pietà de Maike Moreira é um alerta contra a violência institucionalizada. A imagem evidencia que apenas é possível ter esperança em um país melhor quando assuntos que demandam um enfrentamento político urgente sejam priorizados. Isso não significa deixar a saúde pública de lado, mas caminhar ao lado dela para a construção de um bem social comum.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br