textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (313)

Arte em tempo de coronavírus (313)
10/06/2020

Aristóteles já dizia que o ser humano é político por natureza. Como fica essa afirmação perante a pandemia causada pela COVID-19 e pelo isolamento social? Esse diálogo entre o privado e o público, e entre os desejos individuais e os coletivos, ganham novas dimensões quando as pessoas ficam isoladas em suas casas.

Mas estar confinado, de certa maneira, afasta o ser humano dos seus semelhantes? Afinal, em última análise, os outros seriam parte dele mesmo. Portanto, meios virtuais de comunicação poderiam auxiliar a impedir que esse ser social por natureza mergulhasse em estado de depressão pela ausência de contato com seus parceiros de jornada existencial?

Esse tipo de discussão vem com força ao se observar a obra de Thais Podleskis. Temos ali um corpo humano sem rosto com a região central de seu corpo preenchida por casas, que apontam justamente para essa ideia de que todos estão dentro de nós e que, portanto, cada um está em todo lugar.

Embora a pessoa possa estar sozinha no espaço, como a artista mostra em sua obra, ela porta dentro de si, simbolicamente, todas as casas do mundo. Estaria na essência da raça humana viver junto ao outro, promovendo ações solidárias. Em momentos como este, de dificuldade, ajudar ao outro seria uma necessidade da alma, uma proposta de sobrevivência comum.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br